quarta-feira, março 27, 2013

A audiência pública foi da Arcon

Pipocaram reclamações contra o presidente da Mesa Diretora da Câmara, Wescley Tomaz, na sessão de hoje.

O motivo foi o modo como a Audiência Pública de ontem foi conduzida, pois quem deu todas as cartas foi o pessoal da Arcon.

O vereador Isaac Dias, quem foi o autor do requerimento que motivou a audiência pública foi quem reclamou mais alto.

Houve apartes dos vereadores Cebola e Célia Martins.

Cebola disse que o vereador que apresenta o pedido da Audiência Pública é que deve presidir os tabalhos da mesma.

Célia afirmou que ficou sem saber de quem era a iniciativa da reunião, concordando que deve ser a Câmara que tem que conduzir os trabalhos.

O presidente Wescley Tomaz defendeu-se explicando que antes mesmo do requerimento de Isaac ser apresentando ele tinha conversado com o pessoal da Arcon.

Na ocasião a direção do órgão impôs uma condição para vir: que a Arcon comandasse a Audiência Pública.

Wescley garantiu que isso não vai mais acontecer daqui pra frente.
-----------------------------
Comentarário do blog: De fato, ficou muito esquisito ver uma Audiência Pública convocada pela Câmara ser conduzida por quem deveria estar ali para responder aos questionamentos dos que se inscreveram para falar e tinha algo para denunciar. Foi, no mínimo, uma situação desconfortável. 

Tá certo que todos que se inscreveram puderam falar tudo que sentiam, mas, que ficou esquisito, ficou. 

Um comentário:

  1. Anônimo5:35 PM

    Caro amigo Parente, boa tarde!
    Sinceramente, deixei por uns poucos dias de inteirar-me das notícias e comentários publicados em seu blog e somente hoje (nesse exato instante) estou dando uma "passada geral" em tudo. E deparo-me com algo que há muito vem me chamando atenção, inclusive abordei o assunto quando de uma recente audiência com o atual Presidente da Câmara, vereador Wescley Tomaz, e posteriormente em uma reunião com um grupo de vereadores onde discutimos alguns itens da reforma política, expus minha preocupação quanto à forma um tanto quanto desrespeitosa como nossos vereadores são tratados. Mas o que mais chama atenção é que essa falta de respeito é motivada pelos próprios vereadores. Basta lembrar, Parente, do que ocorreu quando da eleição pra composição da atual Mesa Diretora, onde tudo foi permitido (até mesmo inscrição de vereador nas duas chapas concorrentes) sem que o Regimento Interno da Câmara previsse qualquer tipo de sanção ao infrator, digo, sanção punitiva, pois sanção premial ocorreu. Ao vereador com dupla inscrição foi oportunizado a exclusão da chapa que lhe era menos favorável e por conseguinte a manutenção na chapa que era encabeçada por ele. Resultado: esse vereador é o atual presidente da Câmara Municipal. Culpa de quem? culpa de ninguém. Culpa exclusiva do Regimento. O vereador foi astuto e esperto o suficiente para lograr êxito explorando as lacunas de um regimento ultrapassado e arcaico, cheio de imperfeições e que necessita urgente de uma atualização que supra essas aberrantes omissões.
    Referindo-me a audiência pública com a ARCON é mais uma demonstração da necessidade de atualização do regimento da câmara. Com razão o vereador Cebola. O autor ou um dos autores (pode ser subscrito por mais de um parlamentar) do requerimento de convocação ou convite para Audiência Pública é quem a preside. Aberta a Audiência, normalmente é dado um tempo de 10 (dez) minutos a cada convocado ou convidado, findo a exposição, cada vereador(a) autor(a) do Requerimento pode dispor de até 08 (oito) minutos para formular perguntas e tecer comentários. Posteriormente, seguindo a ordem de inscrição, falarão por 03 (três) minutos os(as)demais vereadores(as). Dependendo do entendimento do Presidente da Audiência, as perguntas serão respondidas após a "fala" de 03 (três) parlamentares ou no final da intervenção de todos, conforme o critério que queira adotar o Presidente. A participação dos ouvintes também deverá ser definida pela presidência da Audiência Pública.
    Urge a atualização do Regimento de nosso Parlamento Municipal.
    Receba meu forte e respeitoso abraço!
    Dudimar Paxiúba

    ResponderExcluir