segunda-feira, abril 28, 2014

Resenha da Câmara

              Terça-feira. 15/04 – Contratações – Não precisava, mas, mesmo assim, a Câmara Municipal de Itaituba aprovou por unanimidade, o projeto de lei enviado pelo Executivo com pedido de urgência, para a contratação de servidores temporários pelo município. Não precisava, porque a lei aprovada no começo do ano passado era prorrogável por mais um ano. Ou seja, ela estava em plena vigência.
            Muito provavelmente, os senhores vereadores e as senhoras vereadoras nem se atentaram para o fato, passando a nova lei batida, em um momento no qual os concursados aprovados no mais recente concurso começam a pressionar para serem chamados.
            Se não foi de caso pensado, os vereadores engoliram goela abaixo uma artimanha do governo da prefeita Eliene Nunes, que na verdade não estava precisando dessa nova lei de contratações. Ocorre que como foi dito anteriormente, já começou a pressão para a contratação dos concursados, e como essa pressão será muito maior no ano que vem, de uma só cajadada a prefeita matou dois coelhos: evitará a discussão de uma nova lei de contratações em 2015, pois essa lei poderá ser prorrogada por mais um ano, e não exporá os vereadores às inevitáveis pressões, se novo projeto de lei semelhante tivesse que ser enviado no começo do ano que vem.
Diniz (PMDB) – B.O. – O vereador Manoel Diniz falou a respeito de medicamentos que curam todos os males, os chamados Bons para Otários, ou, simplesmente B.O. Tais remédios são anunciados com grande estardalhaço pelos meios de comunicação, inclusive em Itaituba. Segundo o vereador do PMDB, que é médico com quase trinta anos de experiência, isso representa um perigo para a população, pois tem muita gente que acredita nos poderes milagrosos propagados, principalmente pela televisão, com direito a depoimentos de pessoas que garantem que se deram bem com esse ou aquele remédio. Deixam de procurar um médico quando adoecem, e isso pode custar caro mais tarde. Diniz disse que se trata de propaganda enganosa.
            Davi e o Código – O presidente da CDL, o empresário Davi Menezes, usou a tribuna da Câmara para abordar questões atinentes às modificações que estão sendo discutidas para o novo Código Tributário do município, que mal entrou em vigor e já teve que voltar para a Câmara, em virtude do elevado número de reclamações sobre as alíquotas. Davi elogiou a decisão do Poder Executivo de retornar o código para a Câmara, assim como da Câmara Municipal, que vem conversando com a sociedade a respeito dos pontos mais polêmicos. Ele também disse que isso aconteceu porque os vereadores tiveram pouco tempo para discutir uma lei tão séria.

            Isaac (PSB) fala da candidatura de Eduardo Campos – O vereador Isaac Dias falou da decisão de seu partido, já há algum tempo, de ter candidatura própria para presidente da República, sendo pré-candidato o ex-governador Eduardo Campos, que renunciou no começo do mês para poder participar do pleito. O pré-candidato do PSB à presidência, disse Isaac, já tem palanque próprio em quinze estados, havendo possibilidade de que isso também aconteça no Pará. O PPS vai junto com o PSB, ressaltou Isaac, que se dirigiu ao vereador Orismar Gomes, que é do Partido Popular Socialista – Portos – “As empresas portuárias, por enquanto, só estão gerando prejuízos para o município. Por exemplo: tem um cabo que foi esticado pela empresa Bunge para dentro do rio Tapajós, que está inibindo até o trabalho de pescadores, que não podem chegar perto, porque há um vigia armado, com ordem até para atirar, se alguém se aproximar do local”, denunciou o vereador.
            Quarta-feira, 16/04 – A maior novidade foi a volta triunfal do pseudo líder comunitário Baiano, que esteve afastado da tribuna na atual legislatura. Na legislatura passada, ninguém aguentava mais ver, nem ouvir seus discursos repetitivos. Mas, Baiano voltou em grande estilo, baixando o sarrafo em quem estivesse pela frente. Sobraram críticas para a prefeita Eliene Nunes, para seu esposo, o secretário de Infraestrutura, Júlio Leal, e para os vereadores.
            Terça-feira, 22/04 Wescley e a viagem a Brasília – O presidente da Câmara, Wescley Tomaz (PSC), falou da viagem da comitiva composta por quatro vereadores e por familiares dos ocupantes do voo da Jotan, desaparecido desde o dia 18 de março. Ele ratificou as reivindicações feitas pelo grupo, assim como os compromissos assumidos pelo tenente-brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, na ocasião, ministro interino da Defesa. Ele lamentou que algumas pessoas do governo municipal, em vez de darem apoio, ficaram criticando a missão pelas sociais.
            Diniz (PMDB) – Hidrelétricas – “A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós está chegando, e nós não estamos preparados, nem nos preparando para esse momento que vai acontecer em breve. Dentro de pouco tempo essa obra vai começar, e temos que cuidar para não ficarmos apenas com o lado negativo”, alertou o vereador Manoel Diniz, que também abordou o problema do grande número de acidentes de acidentes que continuam acontecendo em Itaituba, causando, dentre outros problemas, muitas despesas para o município, por causa do deslocamento de traumatizados, por avião fretado para Santarém. Esses acidentes, disse ele, em grande parte acontecem envolvendo motos, cujos condutores, muitas vezes, não tem preparo nenhum para pilotar. Segundo seu entendimento, isso deveria ser uma preocupação a partir da concessionária, na hora de vender a moto. Entretanto, as lojas que vendem motos só querem saber de vender cada vez mais.
            João Paulo (PT) – Falta de respeito – “O Poder Executivo de Itaituba não tem respeito pelo Poder Legislativo”. Foi o que disse o vereador João Paulo Meister a respeito da falta de resposta sobre ofícios encaminhados para a Prefeitura, pedindo informações sobre o número de pessoas que o município contrataria, sobre transporte escolar e o contrato com o Bradesco, que gerou especulações até de vereadores da situação. O vereador do PT disse que se a Prefeitura tivesse outra postura na sua relação com a Câmara, ficaria mais fácil para os vereadores da base defender o governo. Ele também falou a respeito da verba de R$ 5 milhões que o Incra deverá liberar para a recuperação de vicinais onde existem assentamentos. João Paulo enfatizou que essa foi uma conquista dos trabalhadores rurais, por ocasião da mais recente interdição da ponte do km 32, após Campo Verde. O motivo dessa abordagem por ele foi porque a Prefeitura alardeou através de sua assessoria de comunicação, que a prefeita Eliene Nunes é quem havia conseguido tal verba junto ao Incra, o que deixou os trabalhadores envolvidos no protesto ocorrido ano passado, insatisfeitos. Ele também reforçou a denúncia feita pelo vereador Nicodemos Aguiar, semana passada, concernente a perseguição que estaria acontecendo por parte de setores do governo do município.
            Isaac – Pão estragado – O vereador Isaac Dias (PSB), abordou a questão do pão estragado, na Escola Fernando Guilhon, que foi destaque na imprensa de Itaituba, semana passada. Um sindicalista filiado ao SINTEPP deu entrevistas sobre o assunto, o que desagradou a secretária de Educação, a professora Ana Paula, que registrou queixa na 19ª Seccional de Polícia Civil. O vereador disse que está claro que existem problemas de gestão em alguns setores do governo de Eliene Nunes, fato que causa desgaste político desnecessário, pois bastava fazer a coisa certa. Em vez de registrar Boletim de Ocorrência, a secretária de Educação deveria ter encaminhado o material para ser periciado pela Polícia Técnica Científica.
A reportagem conversou com Isaac após sua fala, ponderando que a prefeita Eliene Nunes, em alguns momentos, nem precisa de oposição, pois com alguns amigos que tem dentro do governo, o aborrecimento e o desgaste político já estão garantidos. O vereador disse que é isso mesmo.
Isaac aproveitou para parabenizar o presidente da Casa de Leis e seus colegas que foram a Brasília junto com familiares do voo da Jotan, com a finalidade de fazer gestões junto ao Ministério da Defesa para que prosseguisse as buscas pelo avião desaparecido, que até aquela data não tinha sido encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário