domingo, maio 11, 2014

Deputado Júnior Ferrari veio ver obras do governo do Estado, mas, ficou decepcionado com que o viu

Foi preciso subir em uma camionete para ver como vai a obra da escola de segundo grau em Miritituba
Foto: Clemison Lopes
Quinta-feira à noite, viajaram para Itaituba os deputados Dudimar Paxiúba e Júnior Ferrari. Para o deputado federal Dudimar era apenas mais uma das incontáveis viagens para passar o final de semana com a família e para visitar suas bases políticas. Já para o deputado estadual Júnior Ferrari tratava-se de uma visita para ver a quantas andam as obras do governo do Estado em Itaituba.

Bem cedo na manhã de sexta, 09/05, Ferrari foi ao escritório de Dudimar, dar prosseguimento na conversa que começara no avião da Trip, quando o deputado itaitubense passou as primeiras informações a respeito do motivo da visita do deputado governista.

Nada, absolutamente nada construído da obra da escola de segundo grau em Miritituba
Foto: Clemison Lopes
Ferrari saiu de Belém com a informação de que a pavimentação asfáltica de várias ruas de Itaituba estava a pleno vapor, sob o patrocínio do governo do Estado. Também veio visitar as adiantadas obras de uma escola de segundo grau em Miritituba, que deverá estar a caminho de ser concluída.

O secretário de obras do município, Júlio Leal, fez marcação cerrada, não saindo do lado do visitante hora alguma.

Para decepção do deputado visitante, o que há é um imbróglio a respeito do asfaltamento de ruas de Itaituba, cuja promessa começou no primeiro governo de Roselito Soares, passou por Valmir Climaco até chegar a Eliene.

Segundo disse no escritório do deputado Dudimar Paxiúba, o próprio secretário de infraestrutura de Itaituba, Júlio Leal, até agora, o único trabalho feito com asfalto do governo do Estado foi na rotária, que não chega a 200 metros.

E o resto do asfalto que o governo mandou pra cá, quis saber Ferrari.

Quando o deputado Hilton Aguiar foi entrevistado no programa O assunto é Este, na Alternativa FM, por mim, no dia 8 de maio, ele falou sobre o programa Asfalto nas Cidades, citando que a empresa Cabanos teria feito o trabalho em quase toda a 29ª Rua, que estava em condições precárias, tendo sido até motivo de interdição por moradores da via.

Eu retruquei afirmando que a informação que tinha como jornalista, era de que quem fez tudo foi a Prefeitura de Itaituba, e mais: a Cabanos teria feito a medição para receber o pagamento do governo do Estado.

Na ocasião, Hilton disse que a tal empresa iria receber a grana no começo da semana seguinte.

A cabanos chegou a colocar uma placa quando a pavimentação da 29ª Rua foi iniciada, mas, um secretário e outros servidores da Prefeitura se encarregaram de botar a placa no chão, pois o que estava escrito nela era uma deslavada mentira, conquanto quem estava fazendo o trabalho era a SEMINFRA.
Até hoje não existe uma informação correta a respeito desse imbróglio, pois o pessoal da Prefeitura sempre disse que foi o erário municipal que arcou com todos os custos. Por outro lado, o governo do Estado alega que o asfalto usado teria sido doado pelo governo de Jatene.

Nessa guerra de informações, também foi dito que, de fato, a responsável pela obra seria a Cabanos, mas, essa empresa teria terceirizado os trabalhos para a empresa do engenheiro Nilson Guerra. Mas, o que todo mundo viu foi o asfaltamento sendo feito por trabalhadores do município, com a matéria prima sendo processada pelos equipamentos da Prefeitura e, nesse caso, a população quer saber: quem fez mesmo o trabalho na 29ª Rua?

É até desnecessário dizer que Ferrari já estava pra lá de desiludido a respeito da pavimentação de outras artérias de Itaituba, depois do bombardeio de informações contraditórias que recebeu sobre a 29ª Rua. Mas, ainda tinha o caso da escola.

Escola de segundo grau de Miritituba

Outra grande decepção para o deputado Júnior Ferrari.

Deputado Júnior Ferrari - PSD
Acompanhado do deputado federal Dudimar Paxiúba, o deputado Júnior Ferrari atravessou o rio para ver como andava a obra da escola. E o que viu o deixou estarrecido. Por se tratar de uma obra com recursos do FNDE, do governo federal, o deputado Dudimar também foi fiscalizar o andamento dos trabalhos.

A tão sonhada escola de segundo grau do distrito de Miritituba não tem nada além de um muro construído.

O governo federal fez o repasse de mais de R$ 3 milhões para o governo do Estado construir uma escola com doze salas de aula, a maior do Estado em Itaituba. Porém, a empresa vencedora da licitação, Plano A, não fez mais do que o muro.

Ferrari ficou negativamente impressionado com o que viu e prometeu contar tudo ao chefe Simão Jatene.

Hilton não fiscalizou

Se o governador Simão Jatene pediu para o deputado Júnior Ferrari vir a Itaituba para ver o que estava acontecendo, isso é muito ruim para o deputado Hilton Aguiar, que deveria ser o primeiro a contar ao mandatário paraense a verdadeira situação.

O que ficou patente foi que Hilton deixou de fazer o dever de casa, tanto na questão do asfaltamento de ruas, quanto a respeito da escola de segundo grau de Miritituba, e assim sendo, a visita de Ferrari não vai deixar de provocar algum desgaste para o deputado de Itaituba.

Prefeita também deve explicações
Não é apenas o deputado Hilton Aguiar quem deve explicações para a população de Itaituba. A prefeita Eliene Nunes também precisa explicar essa confusão do asfalto.

Embora se trate de uma obra do governo federal, sob a responsabilidade do governo do Estado, por ser no município de Itaituba, também do governo municipal tem a obrigação de acompanhar o seu andamento, o que não tem sido feito. Por tanto, tanto o deputado quanto a prefeita tem culpa nessa história.

Enquanto isso, se ainda não contou, nesta segunda o deputado Júnior Ferrari vai relatar nos mínimos detalhes a situação das obras do Estado por aqui. Espera-se que ele diga para Jatene, que o povo de Itaituba não está nem um pouco satisfeito com seu governo.

Dizem que o programa Asfalto nas Cidades estará chegando por aqui dentro de poucos dias para asfaltar várias ruas. Tomara que seja verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário