quarta-feira, julho 23, 2014

Famílias passam fome no garimpo do Sudário

Blog do Peninha - Desde que fechou o garimpo do Sudário, conhecido por Garimpo do Marupá, há 1 hora e 10 minutos de vôo de Itaituba, as famílias estão passando fome. São mais de 2.000 pessoas prejudicadas por conta de um conflito mineral causado pela Senhora Antônia Galvão e Rui Mendonça.
A Senhora Antônia Galvão conseguiu uma liminar na justiça de Itaituba e conseguiu retirar dezenas de garimpeiros que estavam trabalhando ali. Em seguida o Senhor Rui Mendonça, que possui requerimento sobre o subsolo no DNPM entrou na briga LO na SEMMAP municipal de Itaituba e PLG no DNPM.
Entretanto, a área está subjudice na Vara Agrária de Santarém, em decorrência do interesse coletivo. A documentação da Senhora Antônia Galvão trata-se de uma área distante mais de 2 quilômetros do garimpo  e está tentando plotar seus papeis na terra do conflito.
Enquanto Rui Mendonça, que desde 1993 requereu estas terras e nunca procurou legalizar, sua L.O, é contestável, pois no mesmo dia que requereu foi expedida a licença.
Para a liberação da licença deveria o fiscal do município ir ao garimpo ver in loco a situação, o que não ocorreu. Somente agora que os garimpeiros encontraram ouro, Rui procurou os órgãos para regularizar.
Na realidade, tanto Dona Antônia como Rui Mendonça não querem garimpar. Como eles mesmos confessaram em juízo, querem o garimpo para arrendar e cobrar percentuais pela extração do ouro pelos garimpeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário