segunda-feira, agosto 25, 2014

Vivo lidera ranking de denúncias no Procon em Santarém

Silvania Bezerra, diretora do Procon, diz que muitas denúncias foram apuradas e resolvidas

Jornal O Impacto
Uma estatística feita pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Santarém aponta que a empresa de telefonia móvel Vivo lidera o topo do ranking de reclamações de usuários, na cidade. A pesquisa mostra que na lista das empresas de telefonia mais processadas, está a Vivo com 116 reclamações protocoladas.

Em segundo lugar está a Claro, com 50 reclamações. A empresa de telefonia fixa Oi está no terceiro lugar com 41 reclamações. Na área da telefonia móvel, fixa e internet, somam 207 reclamações. Muitas das denúncias fundamentadas contra essas empresas foram resolvidas a favor do consumidor.

“Só damos início a processos quando as denúncias são fundamentadas. E a gente percebe que as reclamações têm sido de toda ordem, primeiro a contratação de serviços que o consumidor não fez, contrato que o consumidor não consegue cancelar e cobranças abusivas. Sem falar, é claro, da má prestação do serviço de maneira geral”, explica a coordenadora do Procon Municipal, advogada Silvania Melo Bezerra.

As reclamações no Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Santarém são em sua maioria em relação ao serviço de telefonia móvel e fixa, incluindo a internet. Logo depois, nesse ranking vêm as reclamações do serviço de energia elétrica fornecido pela concessionária Celpa Equatorial, em seguida uma empresa de compra premiada, a Eletro Dez. As demais entre o maior número de reclamações estão a Caixa Econômica Federal, Sky do Brasil e a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

No primeiro semestre, a central do Procon Municipal recebeu a soma de 764 reclamações. Dentre as quais foram resolvidos mais da metade, 480 processos. 28 não tinham fundamento e 210 estão em andamento.

Os casos envolvendo a Celpa Equatorial são em sua maioria resolvidos. No final do ano passado foi feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Celpa Equatorial. As entidades Procon, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público Estadual (MPE) entraram com ações para que a empresa desse uma maior atenção aos prejuízos causados por conta das falhas no serviço. “A gente pode comparar o número de reclamações da telefonia com a prestação de energia elétrica, mas temos tido uma queda substancial no número de reclamações do consumidor”, diz Silvania Melo.
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Comentário deste blog: Se houvesse Procon, em Itaituba, a disputa seria muito dura, entre Vivo e Celpa. Provavelmente a Vivo ganharia.

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