terça-feira, outubro 21, 2014

Hilton falou de sua votação e diz que Valmir será seu candidato a prefeito

Matéria veiculada na edição 188 do Jornal do Comércio

Foto: JParente
            A reeleição do deputado estadual Hilton Aguiar (SD), foi mais fácil do que muitos imaginavam. Quando ele trocou o PSC pelo Solidariedade, houve questionamentos sobre o que o futuro lhe reservaria. E depois que saiu a coligação da qual Hilton fez parte, os rumores a respeito das dificuldades de ele alcançar os votos necessários para manter sua cadeira na ALEPA haviam crescido bastante. No final, foram mais de quarenta mil votos. Só em Itaituba foram quase dezenove mil. Ele conversou com a reportagem do JC.
JC – Essa grande votação, tanto em Itaituba, como no Estado, lhe surpreendeu, ou está dentro da expectativa?
Dep. HA Na verdade eu esperava mais, pelo trabalho feito em todo o Estado. Em Santarém, por exemplo, eu esperava ao menos dez mil votos. Mas, no final saiu uma votação que nos deixou felizes pelo resultado obtido, pois foram mais de quarenta mil votos. Eu andei muito pelo nosso Estado, fiz vários grupos políticos e é natural que alguns falharam. Mas, política é isso, é conquista e você não conquista as pessoas de uma hora para outra. Em Itaituba a gente participou de três eleições para deputado estadual e essa foi a única em que conseguimos chegar a esse patamar.
Isso significa que você só colhe o que planta. Eu acredito que as obras que nós trouxemos para Itaituba através do governador Simão Jatene mexeram com os sentimentos das pessoas. Poucas foram as obras feitas com minhas emendas. As obras vieram direto do governo do Estado através do nosso pedido, e o povo entendeu isso. Veja o caso do Hospital Regional. É uma obra do governador, mas, se não fosse por nossa insistência, talvez não tivesse vindo para cá.
JC – Santarém não correspondeu. E Itaituba?
Dep. HA – Itaituba correspondeu plenamente. Chegamos a ter 54% nas pesquisas, depois baixou um pouco, o que é normal, até chegar nesse índice da votação. Porém, a minha responsabilidade para com este município mais que triplicou. O povo confiou em mim e eu não posso decepcioná-lo. Especialmente em um momento em que a população do país está muito decepcionada com os políticos, por pausa de tantos escândalos, não acreditando mais em ninguém, achando que todos os políticos são iguais, esse voto de confiança é muito gratificante.
Nossa cidade está muito maltratada, e a gente precisa trabalhar para resolver muitos dos nossos problemas, precisamos trazer a UEPA para Itaituba para atender a região, precisamos resolver o problema do Mercado Municipal, precisamos que o governo do Estado construa uma penitenciária agrícola fora da sede do município para tirar o presídio do centro da cidade. Não podemos esquecer que temos que construir um estádio municipal, que é um compromisso do governador e deste deputado. Enfim, tem muita coisa para ser feita em nossa cidade.

JC – Além de Itaituba, onde mais o senhor foi bem votado e onde a votação foi abaixo do esperado?
Dep. HA – No momento em que eu concedo esta entrevista, eu ainda não tenho em mãos a relação das seções onde eu fui votado. Mas, posso dizer que em Trairão, onde obtive quase dois mil votos e em Mojuí dos Campos, onde tive mais de dois mil votos eu fui muito bem votado. Decepcionou a votação de Belém, pois lá eu acreditava que tiraria em torno de sete mil votos e só tive perto de três mil. Na área metropolitana da capital eu esperava conseguir dez mil votos e tive apenas quatro mil e pouco. Eu me dediquei muito, eu investi na capital, e se tem uma coisa que eu aprendi é que a gente precisa investir mais onde é conhecido. O que eu investi em Belém e área metropolitana, se eu tivesse investido na região, em Placas, em Rurópolis, em Uruará e em Medicilândia, talvez em tivesse saído com mais de cinquenta mil votos. Já em municípios onde eu praticamente não investi, tive uma votação surpreendente, como em Alenquer, onde tive quase seiscentos votos.
JC – Em quantos municípios o senhor andou durante esse mandato?
Dep. HA – Eu andei muito. Visitei mais de setenta municípios. É claro que não dá para trabalhar por todos. Um dos municípios de fora da nossa região que eu esperava ser bem votado era Canaã dos Carajás. Eu tinha expectativa de alcançar dois mil e quinhentos votos e só tive setecentos.
            Ocorre que tem muito candidato, gente que busca voto pra todo lado. Aqui mesmo em Itaituba, veja quantos vieram buscar voto aqui. E é assim mesmo, porque a eleição é estadual. Veja o caso de Santarém, que não conseguiu eleger nenhum deputado estadual. Isso é muito ruim, porque nossa região saiu enfraquecida nesta eleição. Só tem eu e o Júnior Ferrari, que é deputado da Calha Norte. Eu vou ter que me desdobrar para representar também Santarém. Se tivéssemos mais deputados eleitos, seríamos mais fortes. Engana-se quem imagina que o fato de apenas eu ter me elegido é bom para mim, porque não é assim que a coisa funciona.
JC – Agora, com a eleição de seu irmão Chapadinha para a Câmara Federal, vai ficar mais fácil trabalhar?
Dep. HA – Certamente que vai. Eu não tive emendas de um deputado federal para trabalhar. Agora, com os R$ 15 milhões de emendas impositivas que tem um deputado federal, com mais R$ 2 milhões do deputado estadual, a gente vai poder contemplar diversos municípios da nossa região.
JC – Em 2012, o senhor e Valmir Climaco estiveram juntos na eleição municipal. Nesta eleição o ex-prefeito Valmir Climaco assumiu o risco de se indispor com a cúpula de seu partido, o PMDB, em Belém, e se indispôs, cumprindo o compromisso de apoiar sua candidatura. Ele foi pra rua, andou com o senhor, participou de reuniões políticas e pediu votos. Terminada essa parte da eleição, comenta-se que o senhor, fortalecido pela votação, poderá ser candidato a prefeito em 2016. A aliança se mantém, ou o senhor já pensa na candidatura a prefeito?
Dep. HA – Política é compromisso, é honra, é palavra. Em 2012, minha esposa Sueli foi candidata a vice de Valmir. Fizemos uma bonita campanha juntos. Nesta eleição ele cumpriu o compromisso que havia assumido com a gente, e mesmo diante das inúmeras fofocas de pessoas que passaram a campanha dizendo para ele que eu irei trai-lo, porque eu viria a me lançar candidato a prefeito, ele foi firme até o fim.
A nossa região precisa de mim como deputado estadual. Ainda não chegou o momento de eu me lançar candidato a esse cargo. Não vou dizer que não tenho esse sonho, porque tenho. Mas, bem mais pra frente, quando chegarem as hidrelétricas, quando esses portos estiverem prontos, porque vai haver mais condições de trabalhar pelo nosso município. Hoje, o nosso compromisso é com Valmir Climaco. Ele será o meu candidato a prefeito. Eu já comecei a campanha em favor dele durante a minha campanha. Eu reafirmo o compromisso do nosso grupo político. Valmir Climaco será o nosso candidato, será o meu candidato.
JC – Quem ganhou e quem perdeu nessa eleição?
Dep. HA – Eu acho que Itaituba ganhou. Não considero que ninguém perdeu. De minha parte, ao renovar o meu mandato, Itaituba ganhou porque eu já vinha mostrando trabalho e vou ter que trabalhar muito mais agora. Destaco aqui o trabalho da imprensa de Itaituba, muito profissional, mostrando o que cada um estava fazendo. É claro que alguns tinham as suas preferências, mas, administraram isso com profissionalismo. Ganhou o vereador Wescley Tomaz, um jovem que saiu com uma votação muito boa, e que tem futuro na política. Acho que o candidato Leonard Cabral teve uma votação menor do que a esperada, levando-se em conta a estrutura que tem.
JC – Boa sorte nesse próximo mandato, deputado...
Dep. HA – Eu agradeço a você, Jota Parente, pela oportunidade que me dá, tanto no Jornal do Comércio, como no seu programa de rádio, para agradecer a todos aqueles que votaram em mim e a todos os que contribuíram para que a gente chegasse a essa votação expressiva. E renovo o meu compromisso com o meu município de Itaituba, pelo qual vou trabalhar mais do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário