terça-feira, outubro 21, 2014

O Eudes morreu

Na sessão de humor do Jornal do Comércio, de vez em quando eu publico alguns causos do rádio, do futebol ou da política. Nesta edição eu conto um fato que aconteceu em 1988, com o apresentador Edivaldo Sousa, o João Carimbó, na Rádio Itaituba, hoje, Rádio Tapajoara.

Aproveito para colocar também uma piada que está nesta edição, de autoria de Chico Anísio, que ele colocou em um Long Play, o antigo LP, dos tempos do vinil, do ano de 1975.
-----------------------------------
O Eudes morreu
- Edivaldo Sousa, que nos tempos de Rádio Itaituba atendia pelo pseudônimo de João Carimbó, apresentava um programa que começa às seis da manhã.
- Alegre, irreverente, com boa capacidade de improviso, ele dava uma audiência muito boa porque seu estilo agradava quem ouvia.
- Seu maior patrocinador era a banca de jogo do bicho Vitória Régia, cujo dono chamava-se Eudes. Isso mesmo, naquele tempo (1998) a coisa corria solta e isso acontecia.
- No dia 23 de junho daquele ano, João Carimbó apresentava normalmente seu programa, quando de repente ele mudou o tom da voz na volta, depois de uma música que acabara de tocar.
- Disse: Minha gente, eu acabo de receber uma notícia muito triste. Meu patrocinador Eudes acaba de falecer. Eu não tenho condições de continuar apresentando o programa, pois ele era meu amigo. Que Deus tenha sua alma em bom lugar.
- Quem estava ouvindo, mesmo que não conhecesse o Eudes, ficou consternado, pois o apresentador disse que o susto tinha sido maior, porque o Eudes nem estava doente.
- Passados mais ou menos cinco minutos, volta João Carimbó com a voz bem mais animada para comunicar:
- Olá, minha gente! Eu voltei para dizer que eu me enganei. O Eudes está vivinho da Silva. Acabei de falar com ele pelo telefone, que me falou que não tem nem dor de cabeça. Quem morreu foi o Leandro, da dupla Leandro e Leonardo.
- Em tempo: o cantor estava doente e muito mal, sem esperança de se recuperar.
- Foi assim que Edivaldo Sousa entrou para o folclore do Rádio da região.
------------------------------------------------------------------

Eu estava brincando
- Certo dia, Deus resolveu que deveria dar uma volta pela Terra para ver como andavam as coisas no planeta. Ele chamou São Pedro para acompanha-lo.
- Foram primeiro à Rússia, onde viram milhares e milhares de pessoas trabalhando em campos de trigo.
- O que é isso Pedro, perguntou Ele.
- Esse povo está ganhando o pão com o suor do rosto, como o Senhor mandou, respondeu Pedro.
- Mas, eles estão exagerando! Não precisava tudo isso!
- Próxima parada: Detroit, anos 80, época em que a indústria automobilística americana estava no auge, trabalhando em turnos de 24 por 24 horas.
- O que é isso, Pedro?
- Senhor, esse povo também está ganhando o pão como suor do rosto, como o Senhor mandou.
- Mas não precisava exagerar desse jeito. Eu estava brincando.
- Última parada: Brasil, domingo de carnaval, Rio de Janeiro, Marquês de Sapucaí, no momento em que as escolas de samba desfilavam.
- Pedro, você consegue me explicar o que é isso, perguntou o Todo Poderoso.

- Deus, esse é o único povo que achou que o Senhor estava brincado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário