quinta-feira, novembro 20, 2014

Aos chegar aos 158 anos de fundação, Itaituba nada tem a comemorar

Itaituba está virando mais uma pagina da história de sua fundação, mas a passagem dessa data tem pouco para comemorar e muita coisa a lamentar, a começar pelo descaso com o que resta do patrimônio histórico do município.

Ainda ontem, acompanhando a Voz do Brasil, ouvi o deputado Dudimar Paxiuba cobrando do governo municipal a restauração do prédio da antiga prefeitura, pois segundo informou o deputado, o dinheiro para a execução dessa obra está depositado na Caixa Econômica Federal, mas este serviço está emperrado e ninguém sabe o porque. 

Há alguns dias, aqui no Focalizando, exibimos uma matéria alertando as autoridades do município para o risco iminente de desabamento do que ainda resta desse prédio, mas o governo não emitiu nenhuma nota a respeito do assunto e o prédio continua se deteriorando e arrastando para os escombros boa parte da historia do município. E agora já são dois  prédios que abrigaram o centro administrativo municipal que estão clamando por serviços de recuperação para se manter em pé, pois o Palácio da Liberdade da travessa 15 de Agosto também foi abandonado depois de ser interditado pelo corpo de Bombeiros e por enquanto não há nenhuma previsão para ser recuperado. 

Em situação ainda mais deplorável está o prédio do mercado municipal; esse sim já deveria ter sido demolido pela secretaria de obra para acabar com aquela visão horrível. Quem visita a nossa cidade faz questão de conhecer o mercado publico, e se assusta ao ver que no lugar do mercado há prédio em ruínas, e mesmo assim ainda continua com algumas bancas de venda de peixes, contrariando todas as normas de higiene. 

Pelo simbolismo histórico e a importância que esses três prédios representam para a cidade,  bem que mereciam uma atenção maior das pessoas quem tem o dever de cuidar desse patrimônio, mas  a indigência mental dos nossos governantes para lidar com essas questões está empurrando para o buraco o pouco que ainda resta da história do município, e nesse ritmo de degradação em que as coisas seguem, no próximo aniversario da cidade, talvez já não haja mais nada o que fazer para salvar esse patrimônio.

Weliton Lima, jornalista, comentário no Focalizando, quinta-feira, 20/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário