terça-feira, novembro 11, 2014

Indígenas foram à Câmara reclamar

Foto: JParente
Indígenas da etnia Munduruku que vivem na aldeia da Praia do Índio estiveram na Câmara Municipal na manhã de hoje.

Alguns representantes fizeram uso da tribuna por 10 minutos, quando reclamaram das condições da Estrada do BIS, a qual eles usam todos os dia.

Eles estiveram acompanhados do casal Haroldo e Márcia Bieri, que são membros de uma missão da Igreja Batista, que faz trabalho de evangelização e de assistência social aos índios.

Os indígenas pediram a ajuda dos vereadores, citando que no verão sofrem com a poeira e no inverno com a lama, e para completar, ainda não são respeitados pelos motoristas de carros de todos os tamanhos que trafegam por aquela importante via.

Eles chamaram atenção para a possibilidade da Estrada do BIS vir a ser novamente interditada pelas águas do Tapajós, no inverno que está para chegar. Disseram que a solução será a construção de uma ponte. Também lembraram que as empresas que usam a via diariamente, como é o caso de transportadoras, de caminhões-tanque e empresas de materiais de construção também devem colaborar para a manutenção.

O presidente da Câmara, vereador Wescley Tomaz, encarregou o vereador Orismar Gomes de organizar uma comissão para ir até o secretário de infraestrutura tratar das reivindicações dos Munduruku.

Chamou atenção dos presente a fala de alguns integrantes da representação indígena, dentre eles o professor Isaias, usando o idioma nativo deles. O professor Isaias fez a tradução.

O presidente Wescley Tomaz fez referência ao trabalho de tradução feito simultaneamente pelo jornalista Anderson Pantoja, que conviveu com os índios quando morou em Jacareacanga, período no qual aprendeu a falar o idioma mundurucu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário