segunda-feira, novembro 24, 2014

Engenheiro contesta trabalho porco no trecho urbano da Transamazônica

Caro Norton,

É uma vergonha a obra de pavimentação do trecho urbano de Itaituba, que está sendo executada pelo 8° BEC. Os recursos, na ordem de R$ 6.732.213,43, foram repassados integralmente ao batalhão, no início do contrato, conforme Instrução de Pagamento N° 08842/2014 emitida em 01/08/2014 pelo DNIT, e o que observamos é uma obra de péssima qualidade, em todos os aspectos. Materiais inadequados, serviços mal executados, e sem nenhuma fiscalização por parte do DNIT.

As obras são sinalizadas com barricadas improvisadas com pneus velhos e galhos de árvores, como se pode observar na foto abaixo.

A pavimentação com TSD (Tratamento Superficial Duplo) está sendo executada com brita calcária, sem a resistência requerida para o pavimento da rodovia. 

A obra que se encontra ainda na metade de seu cronograma, já está recebendo operações de tapa buraco, como pode ver no registro abaixo.

Não podemos aceitar essa situação passivamente, pois custo social tem sido muito elevado, com vítimas fatais e prejuízos incalculáveis ao comércio e à nossa população em geral, que necessariamente tem que transitar nesta via diariamente. Precisamos mais do que nunca retomar o movimento que deu causa à ação em curso na Justiça Federal, e cobrar um firme posicionamento de nossas autoridades.






Atentar para os itens INSTALAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS e MANUTENÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS que nos custarão R$ 1.970.896,39, ou seja, quase 1/3 do valor da obra(29,27%). É um verdadeiro absurdo! 

Fonte: blog do Norton
Comentário do geólogo Jubal Cabral Filho

Norton

quem é o engenheiro?

Realmente são interessantes suas observações, mas gostaria do contato para emitir, conjuntamente, um laudo técnico registrado no CREA e que tivesse legitimidade para encaminhar à Justiça Federal.
Abs.
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Meu comentário: Norton, assim como o Jubal, gostaria de saber quem é o engenheiro, pois isso dará muito mais consistência a essa denúncia, a qual a gente vem fazendo faz tempo. Porém, tratando-se de um profissional da área, seus argumentos técnicos reforçam o que temos falado.

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