quarta-feira, dezembro 10, 2014

Como ficou Itaituba após a chuva do início da manhã de hoje

 A cidade virou um caos. Bastou uma chuva forte e demorada para o inverno apresentar seu cartão de visitas e mostrar o que nos espera quando a estação chuvosa chegar pra valer.

A chuva caiu em uma hora em que as pessoas começavam a levantar para as obrigações de mais um dia de labuta, quando foram surpreendidas pelo aguaceiro que inundou muitas ruas e travessas por todos os cantos da cidade de Itaituba.

As fotos mostram alguns pontos de alamento, sobretudo nas partes mais baixas, incluindo o centro da cidade.

Locais onde nunca antes havia ocorrido alagamentos, foram para o fundo, porque a Seminfra, com a intenção de tornar algumas vias melhores para a mobilidade, não teve o cuidado de seguir um boa orientação técnica na execução de obras.

Essa é uma velha prática, adotada por muitos governos passado, e que o atual governo segue, equivocadamente.

As lagoas e charcos da cidade estão sendo aterrados desde a década de 1970, a começar pela praça do Congresso e adjacências, mais tarde, lagoa dos Patinhos e por aí vai.

Um dia a Natureza chega para cobrar a fatura, como aconteceu hoje.

Sem ter para onde toda essa água ser escoada, porque Itaituba não tem esgoto em quase toda a cidade, sem um projeto para dotar a sede do município desse tipo de serviço básico, os alagamentos são e vão continuar sendo recorrentes.

As imagens que as câmeras de TV e fotográficas captaram há pouco tempo - um ou dois anos -, se repetem. As emissoras podem-se valer de imagens passadas para mostrar o que está acontecendo no presente, porque são semelhantes.

Se o município de Itaituba tiver um mínimo de competência para apresentar suas demandas no que diz respeito à obra da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, esse questão será prioritária.

Por enquanto, não resta esperança alguma para quem se encontra prejudicado pelos alagamentos por motivo das chuvas. Entra inverno, sai inverno, e o problema vai continuar, pois ninguém tem uma varinha de condão para resolver isso por um passe de mágica.

Quem quer que venha a declarar que tem uma solução para esses alagamentos, sem uma participação majoritária do governo federal, ou como contra partida da hidrelétrica, estará mentindo para a população, como tem feito todos os que prometeram até hoje.





Texto: Jota Parente
Fotos: Antônio Santana e Júnior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário