quarta-feira, janeiro 28, 2015

UFOPA divulga resultado do Processo Seletivo Regular 2015

Com o maior número de inscritos desde sua criação, este ano a Universidade Federal do Oeste do Pará recebeu 18.447 candidatos inscritos no Processo Seletivo Regular 2015. Deste número, 94,84% são do Pará (17.496) e, destes, 73,56% são do Oeste do Pará (13.565). Outros municípios como Oriximiná e Óbidos também tiveram inscritos no Processo, quantificando 320 e 280 inscrições respectivamente. A novidade foi a participação de 104 candidatos com deficiência concorrendo em vagas exclusivas.

Estamos festejando, junto com os aprovados e suas famílias, o ingresso em uma universidade pública. Estamos recebendo nossos alunos na data prevista no edital por um processo seletivo que teve uma concorrência recorde. Mais de 18 mil inscritos revela a visibilidade positiva da Instituição. Comemoramos também a oferta do primeiro curso fora da sede: Pedagogia em Óbidos, além do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação em Oriximiná a fim de atender à demanda desses câmpus. Calouros 2015, sejam bem-vindos à UFOPA”, comemora a reitora, Raimunda Monteiro.

Em relação às vagas preenchidas para esta primeira chamada, 1.214 candidatos são convocados e, dentre estes, 681 são do Oeste do Pará, 886 são de escola pública e 23 são candidatos das vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcD).

Os cursos mais concorridos foram: Direito, com 2.988 candidatos inscritos; Farmácia, com 1.605; Pedagogia, com 1.439; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias/Recursos Florestais, com 1.123; e Ciência da Computação, com 1.068. Considerando que a maior nota de corte foi a do curso de Direito: 737.98 e a menor, foi do curso de Pedagogia – Óbidos: 576.7.


Neste Processo Seletivo Regular de 2015 foram ofertadas 1.191 vagas, sendo 1.106 vagas para o Câmpus de Santarém, 45 vagas para o Câmpus de Oriximiná e 40 vagas para o Câmpus de Óbidos, além de vagas destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência (PcD). Essas vagas foram distribuídas entre os 24 cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas).

Sobre as próximas chamadas, o preenchimento das vagas será processado com base no critério classificatório, por curso de opção, até o limite de quatro chamadas, conforme distribuição de vagas e turnos por curso.

O candidato somente concorrerá ao curso de segunda opção caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos que escolheram esse curso como primeira opção. Os não selecionados em primeira chamada e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes devem manifestar interesse, nas datas, horários e locais a ser divulgados em Edital Complementar. A manifestação de interesse não garante ao candidato vaga na UFOPA. Os candidatos que não confirmarem interesse no prazo estipulado perderão automaticamente o direito a concorrer às vagas remanescentes, em chamadas posteriores.

A habilitação dos aprovados dessa 1ª chamada ocorrerá nos dias 29 de janeiro a 3 de fevereiro. Os calouros deverão entregar os documentos na Universidade como previsto no Edital do Processo Seletivo. A 2ª chamada acontecerá dia 6 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário