sexta-feira, abril 17, 2015

Manifestação na abertura da Copa Ouro: espera-se que o bom senso prevaleça

Neste domingo acontece a abertura de mais uma edição da Copa Ouro, competição que teve o seu inicio em 2006 no ginásio da Associação Atlética Cearense, quando na época o município era administrado pelo ex-prefeito Roselito Soares.

Após quase uma década de realização, a Copa Ouro sempre contou com o apoio da prefeitura, independente de quem estivesse ocupando o cargo, por trata-se de um evento que alem de proporcionar lazer e diversão para o publico desportista da cidade, também sempre agregou um forte componente social, pois gera centenas de empregos temporários durante a sua realização.

Foi a partir da Copa Ouro que se criou a motivação para as demais competições da categoria, como as copas estudantis e a copa feminina de futsal.

Estou fazendo este breve relato nesse meu retorno, após o período de um mês em que fui obrigado a me afastar das minhas atividades diárias, porque me deparei com a sociedade itaitubense em plena efervescência.

Os motivos são os mais variados, e todas as manifestações são por justa razão, e não há mesmo outra forma da população externar a sua indignação contra quem quer seja, e nesse caso especifico é contra a administração municipal, que ir para as ruas e tornar pública essa a sua insatisfação.

Ocorre que a indignação dos manifestantes não pode se voltar contra uma das poucas coisas boas que a nossa cidade possui. Tentar sabotar a abertura dessa competição, como estão comentando nas redes sociais, simplesmente para atingir a imagem do governo não é uma idéia sensata, pois a copa não pertence a nenhum gestor do município;  a copa pertence ao município e por isso faz parte do calendário esportivo e cultural de Itaituba.

Atentar contra a realização da copa seria o mesmo que querer impedir a realização do Itaverão, na comunidade de Paraná Mirim, ou o festival dos peixes, em Barreiras, que também são eventos que contam com incentivos do município. Além disso, o maior investimento na Copa Ouro é feito pelos clubes que durante o ano inteiro se articulam em busca de patrocínio para a formação de seus times, e todos os dirigentes das equipes, embora reconheçam a legitimidade dos movimentos que estão em curso em nossa cidade, estão preocupados, com os prejuízos que ocorreriam com um possível adiamento da abertura da competição.

É certo que os prejuízos não seriam apenas financeiros, mas atingiriam também os direitos das pessoas que encontram nessa competição uma das poucas opções de lazer que a cidade oferece. Portanto, o mínimo que se espera da categoria nesse momento é sensatez nas suas decisões.                      


Jornalista Weliton Lima, comentário veiculado no telejornal Focalizando, sexta, 17/04/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário