quinta-feira, maio 21, 2015

Trabalhador da Celpa faz paralisação nesta quinta

Foto: Neldson Neves
Os trabalhadores da Celpa Equatorial farão paralisação de 24 horas hoje (21) pela manhã, e se concentrarão em frente à sede da concessionária de energia, na rodovia Augusto Montenegro, em Belém. O objetivo da mobilização é exigir da empresa explicações acerca de demissões que ocorrem desde o mês passado.  Os trabalhadores farão assembleia geral.
Segundo o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Ronaldo Romeiro, se a Celpa não abrir um canal de negociação, a paralisação poderá ser transformada em greve por tempo indeterminado. “Todos os funcionários estão trabalhando sob regime de pressão e tensão, com medo de demissão”, afirma. Ele disse que em abril foram demitidos dez funcionários. Este mês já foram oito.
Desde que as demissões começaram, o Sindicato dos Urbanitários encaminhou dois ofícios para a Celpa pedindo explicações, além da manutenção dos postos de trabalho. O primeiro documento foi enviado no dia 29 de abril e o segundo, no dia 15 de maio. A Celpa respondeu ao sindicato, no último dia 18, que “não está praticando demissão coletiva”.
A Celpa afirma que desde que teve sua gestão assumida pela Equatorial Energia tem adotado posturas, regras e procedimentos em consonância absoluta com as melhores práticas trabalhistas deste país.
Sobre as demissões, a Celpa informa que promoveu Programas de Demissão Voluntárias (PDVs) em duas oportunidades, em uma delas com participação e expressa anuência dos Sindicatos dos Urbanitários e dos Engenheiros do Pará.

“Importante salientar que todas as movimentações de pessoal na concessionária, hoje, se baseiam exclusivamente em análise de desempenho técnico e comportamental, situando-se dentro das margens natural de rotatividade (turn over) para uma empresa do porte da Celpa”, afirmou em nota. (ORMNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário