sexta-feira, abril 29, 2016

Ufopa ganha curso de mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de ter aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) uma nova proposta de curso de mestrado. Trata-se do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). No total, serão ofertadas 25 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisas: Políticas Públicas, Diversidade Cultural e Desenvolvimento Amazônico; e Biodiversidade, Saúde e Sustentabilidade.

Segundo a reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro, a aprovação do curso pela Capes é reflexo do investimento feito pela Universidade na contratação de professores doutores. "A sociedade regional é quem ganha com mais uma opção de pós-graduação stricto sensu sendo ofertada em tão pouco tempo de existência da nossa Universidade. Esse já é o sexto mestrado acadêmico da Ufopa. Isso demonstra que temos conseguido atrair profissionais altamente qualificados, que estão comprometidos com a pesquisa e ensino de pós-graduação", destaca a reitora.

De acordo com a coordenadora da proposta apresentada à Capes, professora Delaine Sampaio, a proposta do curso é baseada na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida. Grandes obras como estradas, hidrovias e hidrelétricas têm configurado e atribuído novas funções e formas de organização ao território paraense. "É imprescindível a presença de um contingente intelectual consolidado e atuante no acompanhamento da atual agenda de projetos estruturantes previstos para a Amazônia, em que elementos culturais, preocupações com a saúde ambiental, a qualidade de vida e o bem-estar social dos grupos locais são comumente negligenciados ou considerados pouco importantes diante de outros indicadores", avalia a professora, que é atualmente a diretora do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa.

Cursos de pós-graduação – Atualmente, a Ufopa possui seis mestrados acadêmicos, três mestrados profissionais em rede nacional e dois doutorados, sendo um em associação com diversas instituições da região Norte – o Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte nas áreas de Biodiversidade e Biotecnologia (PPGBIONORTE).

Em 2015, a Universidade encaminhou cinco propostas de novos cursos de pós-graduação para avaliação da Capes. Duas foram aprovadas, a do Mestrado em Ciências da Sociedade, que iniciará as atividades no segundo semestre de 2016, e a do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, que teve a recente aprovação divulgada no último dia 25 de abril.

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Câmpus Amazônia


Nenhum comentário:

Postar um comentário