sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Arborizar a cidade é preciso

Hoje eu quero chamar à atenção para um detalhe simples, que se recebesse um pouquinho mais de atenção da administração municipal, faria uma grande diferença no visual da cidade: refiro-me à arborização das ruas da cidade.
As árvores não servem apenas de enfeite; elas possuem uma série de utilidades, e deveriam receber a mesma preocupação que os gestores têm com os serviços básicos, como a coleta de lixo e a pavimentação das vias. 
As árvores, além de propiciar sombra, melhoram a qualidade do ar e evitam doenças, principalmente em crianças e pessoas mais idosas.
Pesquisas científicas também comprovam que até a pavimentação das ruas tem maior durabilidade quando há cobertura vegetal.
Por todos esses benefícios as, vias publicas de nossa cidade precisam ser melhor arborizadas e, uma sugestão para a prefeitura é que busque parcerias com a população e com a iniciativa privada para desenvolver um projeto paisagístico para Itaituba.
Com a plantação de mais árvores nas ruas e em outros espaços públicos, e cuidando melhor das que já estão plantadas, todos sentirão os benefícios que isso trará. 
Arborizar as ruas e fazer a jardinagem das praças, não custa muito e daria um aspecto muito melhor para a nossa cidade.
Imaginem, por exemplo, se no lugar daquelas barracas da feira da avenida São José, houvesse arborização com palmeiras imperiais! A visão panorâmica da frente cidade ficaria muito mais bonita e, isso não é impossível de acontecer. Precisa apenas de planejamento e vontade política da gestão municipal para executar esse projeto. 
Weliton Lima, jornalista.
Comentário veiculado no telejornal Focalizando, quinta-feira, 09/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário