sexta-feira, abril 28, 2017

A causa é justa e eles (os índios) tem o direito de se manifestar

Por Cassiele Anayá - Facebook

Eu nunca vi os índios mendigando dessa forma.

Brancos também fazem manifestações e recentemente os poderosos de Novo Progresso também fecharam a rodovia; os empresários de Itaituba fecharam as ruas da cidade, há algum tempo fecharam até o aeroporto.

Foi errado?

O resultado nos diz o contrário. Novo Progresso conseguiu a aprovação das emendas nas MPS, polícia está realizando operações por mais segurança, nosso trecho urbano da BR foi asfaltado por causa de manifestações. Por que eles não podem usar essa estrada para conseguir seu DIREITO natural à terra?

Eles querem permanecer nas terras onde nasceram, querem proteger o rio que lhes dá vida, querem manter benefícios conquistados com muito trabalho.

Tenho observado é uma baita intolerância entre os "brancos" que não reconhecem ou aceitam essa manifestação como digna e justa. Só porque são índios? Por isso fiz essa postagem... ÍNDIO NÃO É BICHO! É gente! Tem filhos, família, tem um modo de vida diferente.

Se os "brancos" não gostam da forma como são, não gostam da sua cultura e não respeitam seus direitos que se mudem! Estamos sim na terra deles. Como você falou em Deus... Deus os colocou aqui muito antes dos portugueses e espanhóis invadirem o lar deles. Foram atacados, mortos, crianças escravizadas e mulheres violentadas.

Não precisa nem ler e estudar história para saber disso, a novela das 18:00 hs mostra. O objetivo do governo é claro, estão acabando com a nação Munduruku, tirando a FUNAI, tirando os médicos e enfermeiros, tirando a saúde porque assim eles acabam com as aldeias e podem inundar tudo e construir o que quiserem por aqui sem resistência.

E mesmo que eu achasse a ideia de Progresso e desenvolvimento boa, não aceito essas medidas traiçoeiras e covardes de conseguir isso. Além do mais, embora os Caminhoneiros sejam trabalhadores e RESPEITO o trabalho deles, infelizmente, o progresso e a riqueza que eles transportam trazem tantos problemas por essa estrada, NÃO É NOSSA!

 O Mato Grosso ganha R$ 2 bilhões de reais a cada ano com a nossa estrada problemática. E ninguém reclama disso. As autoridades de Itaituba e do Pará não sabem nem de quanto é o prejuízo. E digo isso por que EU PERGUNTEI e tenho uma resposta deslavada gravada pelo secretário de transportes do Estado.

A estrada não era assim há um ano atrás. Como seria violento e chamaria muita atenção na comunidade internacional o governo não pode colocar balas de verdade nas armas e matar os indígenas, mas, é o que gostariam pelo jeito. Então estão matando à mingua. E eles não podem protestar por isso?? Como me disse ontem o Cacique Jairo " a estrada fica 2 ou 3 dias parada, gerando problemas. E nós? Nosso problema vai durar a vida toda."


A causa é justa e eles tem o direito de se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário