domingo, outubro 15, 2017

O fornecimento de água deve ser privatizado?

Resultado de imagem para foto de distribuição de águaO projeto de lei de autoria do vereador Peninha, ainda nem foi apreciado pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e já está dando o que falar.

Peninha propõe que a Câmara autorize do Poder Executivo a promover a privatização do serviço de distribuição de água para distritos, vilas e residenciais do município.

Alguns vereadores, convidados para reuniões em residenciais, já adiantaram que o tema foi recebido com restrições, pois a maioria se manifestou contrária a essa possibilidade.

Tem gente tratando do assunto como se já uma lei já estivesse em vigor.

Nesta segunda-feira, a partir de sete horas da noite, uma audiência pública provocada pelo vereador Davi Salomão, presidente da comissão, vai ser a oportunidade certa para discutir em todos os detalhes o projeto de lei, e de tirar todas as dúvidas.

A priori, a ideia parece boa.

É importante que se entenda, que se trata de uma proposta de autorização para a prefeitura licitar esse serviço fundamental, caso haja consenso.

O que se deve ter em mente, é que esse paternalismo do poder público, em todos os níveis, de bancar um monte de coisas na base do 0800 vai cedendo lugar à profissionalização da administração pública, mesmo que, no Brasil, especialmente no Norte do País, isso ainda caminhe mais devagar do que deveria avançar.

A terceirização é um caminho irreversível nos serviços públicos onde isso é possível, e a maioria dos exemplos tem sido positivos, pois, o governo, em qualquer nível, costuma não ser um bom gerenciador.


Enquanto a iniciativa privada trabalha visando a otimizar os custos e a qualidade do serviço que presta, no poder público ocorre o inverso, pois o desperdício, aliado à corrupção deteriora a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário